Saturday, November 17, 2012

132 - Os Universos Paralelos

Vivemos em universos paralelos. Último exemplo:
- Os palestinianos do Hamas, na Faixa de Gaza, incomodam as populações do sul de Israel com o envio constante de mísseis, provocando poucas vítimas  e muita apreensão devido à insegurança.
- Os israelitas ripostam sempre, bombardeando progressivamente grande parte da infra-estrutura militar e governamental do Hamas, eliminando pontualmente chefes e militantes, com muitas vítimas civis.
- Como o Hamas não pára de enviar os mísseis, o governo de Israel decreta a mobilização e ameaça invadir o território da Faixa de Gaza.
- As Nações Unidas, os USA e o Egipto, conseguem finalmente, após muitas conversações, impor um cessar fogo.
- Os palestinianos do Hamas celebram o cessar fogo como uma grande vitória.
- Os israelitas respiram de alívio por não precisarem de arriscar os seus soldados no vespeiro do Hamas.
- Todos os participantes sabem que o cessar fogo é instável e temporário.
Conclusão: os palestinianos, que estavam a levar uma grande coça, consideram o facto dos israelitas terem parado de lhes dar pancada como uma vitória... Estranhos motivos e estranha mentalidade.
O Médio Oriente foi o lugar onde a humanidade evoluiu de bandos nómadas a comunidades agrícolas, mas algures durante a história subsequente naquela parte do mundo perderam a noção da realidade. Tudo o que é bom é de origem sobrenatural, tudo o que é mau é culpa dos outros: do vizinho da frente, da tribo do lado, do expansionismo do país de cima, da seita predominante no emirato de baixo.
Todas as desculpas servem para não aceitarem as responsabilidades, individuais e colectivas, do seu próprio atraso e suas consequências. Para a maioria, são a ignorância, a pobreza e a dependência. Para os poucos que vivem das rendas do petróleo, são o esbanjamento, as sinecuras e o financiamento de grupos terroristas. Uns e outros terão amanhãs de enormes dificuldades. 
A convivência internacional é muito difícil, mesmo dentro do universo das democracias ocidentais. É frustrante negociar com o universo das quadrilhas de bandidos que se apropriaram do governo de vários países do mundo. Mas é quase impossível prever o que move os povos dos universos  distorcidos, onde são insensíveis aos argumentos da lógica e da razão, mesmo no seu próprio interesse.
Como podem estes diferentes universos comunicar? Mal. Quantas vezes, em longas negociações internacionais, a irritação leva a que se deseje que os respectivos deuses, profetas e mestres doutrinários, os ajudem, ou então o diabo que os carregue. Porque o diabo é com certeza comum a todos os universos. O primeiro a quem isso não aconteceu que atire a primeira pedra.
JSR

No comments:

Post a Comment