Friday, February 4, 2011

22 - O que é o FMI ?

IMF - 19th Street
Published 17/2/2011 by "Jornal do Fundão". 

O que é o FMI? Porque tem a sua sede na capital Americana? Porque é preciso pedir a ajuda do FMI para resolver problemas europeus?
Estas perguntas têm sido tão repetidas que merecem uma resposta simples e concisa: o FMI é uma cooperativa mundial de estados, com o objectivo principal de promover a estabilidade financeira e monetária, assim como um crescimento económico sustentável; está em Washington porque os Estados Unidos têm a quota maior; recorre-se ao dinheiro do fundo quando se precisa, porque é para isso que se é membro e se pagam quotas numa cooperativa financeira.
Em Washington, no “Federal Triangle” e arredores, encontram-se os edifícios da administração federal, assim como a Casa Branca e o Capitólio. Estão aí também organizações internacionais como o FMI (Fundo Monetário Internacional), o Banco Mundial (Banco de Reconstrução e Desenvolvimento) e outras. As razões desta proximidade obrigam a recordar o papel preponderante dos Estados Unidos nas relações politicas e económicas entre os estados desde o fim da última guerra mundial.
No fim da guerra, os Estados Unidos eram o único pais com uma grande economia dinâmica e em crescimento, embora distorcida devido ao esforço de guerra. Mas estava em risco de colapso por várias razões. Uma delas era a necessidade de criar emprego para os desmobilizados, pois as mulheres que os tinham substituído como força produtiva tinham-se habituado à sua autonomia e não estavam dispostas a voltar sossegadamente para casa. Outra era a reconversão da máquina produtiva para uma economia de tempo de paz. A economia necessitava de mais clientes e com maior capacidade de compra no mercado interno, assim como mercados externos com maior capacidade para absorver as exportações americanas.
Daí a conferência de Bretton Woods em 1944, onde foram definidas regras de cooperação económica, de reconstrução e desenvolvimento e a abertura das fronteiras ao comércio mundial através da redução negociada das tarifas de importação. Foram então criadas as instituições necessárias para regular a implementação e funcionamento desses acordos, o FMI, o Banco Mundial e o GATT (General Agreement on Tariffs and Trade). 
O âmbito de responsabilidades destas instituições evoluiu com o tempo e as necessidades. As "Bretton Woods' sisters", o Fundo e o Banco, completam-se e por vezes cobriram as mesmas áreas para financiarem o desenvolvimento. Deram também origem a lendas conspirativas baseadas em pequenos factos reais, como o túnel que liga os edifícios originais por debaixo da 19ª rua. O túnel existe e é mesmo muito útil num clima de extremos, liga os parques de estacionamento e permite atravessar a rua sem derreter com o calor ou gelar com o frio, ou escorregar no gelo, ou atravessar manifestações ocasionais de lunáticos crédulos e mal informados... Por outro lado, o GATT transformou-se na WTO/OMC (Organização Mundial do Comércio).
Juntamente com o Plano Marshall e a criação da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos) as medidas tomadas em Bretton Woods permitiram a recuperação rápida da Europa, um longo período de paz e prosperidade, além de lançarem as bases da cooperação económica entre os países que continuou pelos acordos comunitários e o estabelecimento duma união europeia tendencialmente federal.
JSR
Nota: Ver links no comentário abaixo.

2 comments:

  1. Recomendo esta serie de "factsheets" (que eu desenvolvi) para mais informações gerais sobre o FMI: http://www.imf.org/external/np/exr/facts/eng/list.aspx
    e também esta introdução
    http://www.imf.org/external/about.htm

    E ver esta página para informação sobre Portugal e o FMI:
    http://www.imf.org/external/country/prt/index.htm

    ReplyDelete
  2. Obrigado, Sofia, pelos links para os teus factsheets. Vou pôr uma nota no post.

    ReplyDelete