Saturday, September 17, 2011

59a - Cartas ao meu Neto Americano (1)

The San Agustin sails into San Francisco Bay 
1. O teu aniversário

Hoje é o teu décimo primeiro aniversário e desejo-te uma vida feliz, longa e produtiva. A tua avó e eu estamos contentes por nos reunirmos contigo e com os teus pais, para comemorar o acontecimento na casa de Bethesda, onde já viveram três gerações da nossa família.
Durante o voo que nos trouxe da Europa, veio à minha mente que já é altura de saberes que a associação dos nossos antepassados com este país vem de muito longe, muito antes da chegada do Mayflower, que é normalmente associada com o princípio da nação Americana. Durante o século quinze, como proprietários e capitães de navios comissionados pela Coroas de Portugal e Espanha, eles exploraram e cartografaram as costas do Novo Mundo e, numa disputada nota de rodapé da história, um deles baptizou a Califórnia com o nome de uma praia próxima de Sesimbra, uma cidade Portuguesa.
Para o teu nascimento em Los Angeles, a nossa família imediata veio literalmente de várias partes do mundo, a tua tia de Washington DC, a tua avó de Paris e eu vim de Tóquio. Durante a minha viagem nocturna, o piloto chamou a atenção para uma estupenda aurora boreal que podia ser vista enquanto cruzávamos perto do Pólo Norte. Aquilo foi uma entrada em grande na vida, daquelas que no passado davam origem a lendas.
Nasceste no ano 2000, do calendário actualmente em uso geral no mundo. As datas com números redondos dão sempre origem a muitos mitos e exibições de ignorância. Desta vez, foram novamente os temores de calamidades provocadas pela mudança de milénio e outros disparates do género. Primeiro que tudo, as datas são por definição artificiais, o resultado de uma convenção acerca de quando iniciar a contagem do tempo. Os primeiros seres humanos facilmente compreenderam a sucessão dos dias, o ciclo lunar e o retorno das estações solares constituindo um ano.
A contagem do tempo foi sempre relacionada com um acontecimento importante partilhado por cada comunidade. Podia ser uma catástrofe, a necessidade de uma migração ou outra ocasião fundadora duma época. Mais tarde, foram contadas as dinastias de governantes (os Faraós do Egipto, os Imperadores da China ou do Japão), os pontos de viragem política (a Era de César), acontecimentos religiosos (o nascimento de Cristo ou a fuga de Maomé de Meca para Medina), todos estes acontecimentos representando faróis míticos das respectivas civilizações.
O nosso calendário começou com a data de nascimento convencional de Jesus Cristo, um profeta nascido na Judeia, uma província no Médio Oriente do Império Romano. Jesus pregou uma versão adaptada das crenças de Buda, um visionário indiano anterior, ideias trazidas pelos comerciantes ao longo da Rota da Seda, em caravanas que ligavam a costa leste do Mediterrâneo a todas as terras até à China. O homem e as suas ideias entraram em conflito com as religiões dominantes do Império, foram perseguidos com uma violência desnecessária, o que é sempre um método seguro para divulgar qualquer doutrina, quanto maior for a repressão mais rápida é a expansão.
E assim, aqui estamos nós, depois de muitas guerras entre partidos organizados como tribos, nações ou impérios, que usaram as religiões e seitas como instrumentos na competição sem fim por território e recursos, reconhecendo com o nosso calendário a interacção permanente dos povos de todas as partes do mundo e a sua influência na formação recíproca das suas mentalidades. Isto é o que passa por ser a história da humanidade, uma lição de humildade.
Ter netos aumenta o sentimento de responsabilidade pessoal para com o futuro, a necessidade de fazer ouvir a sua voz e de contribuir para a soma de conhecimento racional que é a melhor defesa contra a barbárie ainda dominante e ameaçadora em grande parte do mundo.
Nunca antes existiu uma correlação aumentando tão depressa, entre o nível de conhecimento e a consequente forma de vida das pessoas ou sociedades mais intelectualmente avançadas, por um lado, e as crenças supersticiosas e resultante empobrecimento geral daqueles que ficam para trás, por outro lado. Acrescente-se a isto a disponibilidade generalizada de informação e comunicações, assim como a diminuição dos tempos de viagem que encurtam distâncias e há uma grande probabilidade de teres que lidar com confrontos contínuos durante a tua vida.
Faz hoje um ano que eu comecei este blogue de acesso limitado, para compartilhar com familiares e amigos algumas memórias de acontecimentos passados e a análise ocasional do presente, tal como ele se desenrola diante dos nossos olhos. A intenção era, que tais experiências e opiniões poderiam incentivar os leitores a participar na discussão das principais questões do nosso tempo e das mudanças significativas das quais fazemos parte.
Haverá, espero, oportunidades para te escrever outras cartas, sobre as raízes da nossa família e as línguas, sobre a história e as lendas, sobre a ciência e a ficção, sobre a política e a economia, sobre a doutrina e a ideologia, sobre a religião e o fanatismo, sobre a responsabilidade social e a credulidade, sobre a diplomacia e as boas maneiras, sobre problemas importantes e tudo o que me passar pela cabeça quando me sentar na frente de um computador. Só tens que ter a paciência de me acompanhar e pode ser que não te arrependas.
JSR

No comments:

Post a Comment