Saturday, July 7, 2012

113 - Letters to my American Grandson (3)

3 - A função espaço/tempo da nacionalidade portuguesa...

Quase doze anos depois do teu nascimento, conseguiste finalmente a nacionalidade portuguesa. Parabéns.
Primeira barreira a saltar, o Consulado em Los Angeles descartou-se de tratar da inscrição do nascimento, aconselhou antes a tratar do assunto durante a próxima visita a Portugal, caso contrário iria demorar uma eternidade. Tratado em Portugal demorou também “uma eternidade”. Como as eternidades não se medem, ficaremos ser saber qual seria a mais longa.
Segunda barreira, a Conservatória do Registo Civil onde o teu pai foi registado em Lisboa. Durante anos, faltava sempre alguma coisa na papelada necessária: certidões de nascimento do pai e mãe, certidão de casamento (nos USA), certidão americana do teu nascimento. Traduções certificadas e respeito pelos prazos de caducidade. Oops, o nome de solteira da tua mãe não é igual ao nome de casada das outras certidões. Bom, no casamento adoptou o nome de família do teu pai. Simples, não? Não. O que aconteceu ao nome de solteira? Explicações, mais papéis, mais anos após anos de idas a repartições e esperas.
Até que um dia, uma intervenção do Espírito Santo (o dos milagres, não o banqueiro português, o que não quer dizer que o banqueiro também não faça milagres...) e lá apareceu um papel a dizer que a passagem da certidão de nascimento tinha finalmente acontecido. Fui buscar a certidão a Lisboa, com tempo de sobra para ir ao café e ler um jornal entre o momento de tirar a senha e chegar a minha vez de ser atendido.
Passaram mais uns anos e finalmente fizemos umas excursões familiares à Conservatória de Cascais para pedir os teus Cartão de Cidadão e Passaporte. Entretanto, tinha acontecido a informatização de todo o processo, mais a crise e a austeridade a aguçarem o engenho de justificarem o pagamento das taxas de urgência. Isto levou à emissão do cartão e passaporte em pouco mais duma semana, com tempos de espera razoáveis. Admirável mundo novo, este em que a eficiência parece ter chegado à administração pública.
Depois deste longo processo ainda perguntaste o que vais fazer com estes novos documentos, depois de teres viajado sem problemas até agora. Bom, a minha explicação deve ter-te parecido dum nacionalismo ultrapassado. Espero que, para além dos motivos sentimentais, roots and everything, mais tarde compreendas também a utilidade de teres um pé de cada lado do Atlântico, sobretudo se continuar a existir uma União Europeia.
JSR

No comments:

Post a Comment