Monday, November 7, 2011

68 - Se no è vero - Os Impostores (3)

Mattia Preti, Il Cavaliere Calabrese
- A Flying Putto Seen From Behind
3 - Se no è vero...

A Itália vai ser supervisionada pelo FMI... A notícia é Berlusconesca, mas verdadeira, e mais do que isso, é um choque de mentalidades em perspectiva.  
A Itália precisa de ser melhor supervisionada de Bruxelas, o que seria desejável agora e será inevitável a médio termo. Desde a unificação italiana, que os instrumentos do governo central nunca funcionaram satisfatoriamente em todo o território. Os antigos estados mercantis e renascentistas, as antigas províncias do império Austro-Húngaro ou dos reinos de Nápoles e das Duas Sicílias, têm pouco em comum e nenhum respeito pelo poder de Roma.
A Itália está endividada como país, mas com uma população rica no Norte e nas largas zonas da economia informal que não conhece impostos. As estatísticas são pouco fiáveis, muitas das regiões são prósperas mas pouco solidárias entre elas. Uma espécie de mini-europa que precisa também de disciplina financeira e orçamental.
A falta de credibilidade dos governantes, as palhaçadas e outras orgias de Berlusconi, tornaram uma situação meramente preocupante num descalabro anunciado. Mais uma vez a incapacidade europeia de resolver os seus problemas internos.
Se non è vero, è ben trovato (se não é verdadeiro, é bem inventado). A ideia do pedido de supervisão ao FMI pareceu inicialmente uma forma pouco sincera encontrada por Berlusconi para sair do aperto em que o puseram Merkel e Sarkozi duma forma humilhante. Mas os italianos vão-se dar conta bem depressa que uma coisa é darem a volta aos inspectores da União Europeia, outra bem diferente é tentarem enganar uma missão do FMI. As declarações histriónicas esbarram no cepticismo sistemático da análise dos factos e dos números.
Como outros países europeus já se aperceberam em devido tempo, por alguma razão o FMI tem sido chamado a ser o cavalo do meio da “troika” que estabelece a condicionalidade das ajudas e verifica a implementação das medidas acordadas. Os credores exigem, as agências de rating avaliam e os mercados seguem. Nenhum primeiro ministro resiste muito tempo a esse rolo compressor. Il Cavaliere que se cuide.
                                                  (continua)
JSR

No comments:

Post a Comment