Wednesday, November 9, 2011

70 - Pelea por tu igualdad - Os Impostores (5)

Hispania...
5 - Pelea por tu igualdad...

“Pelea por tu igualdad”, incita uma publicidade do PSOE na campanha eleitoral espanhola. Igualdade com quem ou com quê? Assim, à primeira vista, este slogan parece uma boa ilustração daquilo que os franceses chamam “une auberge espagnole”, onde só há (como alimento) aquilo que cada um leva consigo quando entra.
A Espanha tem estado ultimamente um pouco arredada das luzes da ribalta onde se desenrola o drama da crise das dívidas europeias. No período difícil em que os dois países ibéricos estiveram sob o fogo dos mercados, período em que o governo de Portugal se escondeu atrás da peneira da negação dos factos, a Espanha tomou as primeiras medidas para o controle das suas Cajas regionais descapitalizadas e das consequências do rebentar da bolha imobiliária.
Nessa altura Portugal funcionou como pára-raios do país vizinho. Depois, embora nenhum dos seus problemas tenha sido resolvido e a taxa de desemprego seja mesmo absolutamente insuportável (se fosse real), outros acontecimentos cooperaram para manter a Espanha na sombra: o inevitável drama grego que se desenrola em episódios de telenovela, assim como a interminável Opera Buffa italiana.
 Com todos estes divertimentos concentrando as atenções, a Espanha consegue esconder-se atrás do pano das próximas eleições, esperando assim ganhar tempo suficiente par que a cacofonia europeia dê lugar a decisões sobre o futuro da Europa. Ojalá, Oxalá, Inch’Allah. Não serve de nada, mas sempre anima exprimir o desejo que medidas positivas sejam tomadas em tempo útil.
                                                           (continua)
JSR

No comments:

Post a Comment