Saturday, May 26, 2012

105 - Os Conjurados


The Conspirators - Aldous Eveleigh

Afinal, alguns destes anjinhos no governo tinham vendido as almas ao diabo. Como já o tinham feito os da fornada anterior, despedida nas últimas eleições. As almas vendidas discretamente aos vários diabos que os fizeram, que os sustentam, que os informam, que lhes dão ordens e que lhes cobram os serviços com juros de usura. Os diabos que traçam no chão à sua volta a linha dos limites a não ultrapassar e dos interesses a não descurar.
Até que o primeiro anjo tropeça na língua uma vez, e depois outra, perde o equilíbrio e o pé, entra em queda cada vez mais acelerada e acaba por arrastar os outros anjos todos. Na queda vão os outros falsos anjos e mesmo os anjos verdadeiros que se deixaram prender na engrenagem, que não têm culpa nenhuma e até estão a dar o seu melhor dentro das suas capacidades. Mas os falsos anjos das incubadoras partidárias acabam sempre por tropeçar na língua ou pisar o rabo dum gato escondido, são apanhados por pequenas coisas que poderiam facilmente evitar. Mas não conseguem, porque os “parvenus” morrem pelo pecado de arrogância.
Quando e onde é que já soubemos anteriormente destas conspirações de capa e espada, com sociedades secretas, guerras de espiões, grupos mafiosos disfarçados de empresas legítimas, aspirantes políticos comprometidos com uns e com outros, lutas pelo controle dos meios de comunicação, apropriação das instituições financeiras e da economia, a tomada de assalto de partidos políticos e finalmente do governo dum país? Por vezes mesmo guerras civis ou guerras entre países?
Estas conspirações repetem-se vezes sem conta ao longo da história e por todo o lado. Se reduzirmos o âmbito apenas às épocas mais recentes e às democracias de matriz ocidental onde o respeito pelas leis é suposto ser a base da vida social, mesmo assim temos o embaraço da escolha. Todos estes países e até o Vaticano têm esqueletos sem conta nos armários dos palácios do estado e grandes parangonas recentes nos jornais.
Mas nem todos são iguais. As diferenças estão na forma como as conspirações são descobertas, no tratamento, celeridade e consequências judiciais, assim como nas sequelas políticas.
Em alguns países a descoberta é feita pelos meios de controle e nos prazos previstos pelos estados de direito para esse efeito: Tribunais de Contas, auditorias, inspecções, polícias, etc. A justiça funciona em tempo útil com o desmantelamento das associações de malfeitores, a falência das empresas ilegais, e a condenação dos culpados a multas substanciais e penas de prisão efectiva. A factura política é paga a tempo com demissões ou perdas de mandatos. As mais recentes falcatruas de fundos de investimento, bancos e sociedades financeiras nos Estados Unidos, assim como as escutas telefónicas feitas por tablóides em conluio com membros do governo no Reino Unido, tiveram já e parcialmente, essas consequências.
Noutros países a descoberta é feita quando se zangam as comadres, que segredam aos amigos convenientes os escândalos em série explorados até ao limite pelos órgãos de comunicação. A justiça afoga-se em leis feitas propositadamente de conteúdo labiríntico, para não se chegar a lado nenhum. As culpas políticas acabam com o sacrifício de bodes expiatórios de terceiríssima categoria. O financiamento das penúltimas campanhas eleitorais e outras falcatruas em França estão ainda a arrastar os pés. No Vaticano demitiram o presidente do Instituto para as Obras Religiosas. Na Itália, em Espanha, na Grécia e em Portugal, nem se sabe por onde começar com todos os “casos” de corrupção e de associações de malfeitores. Mas se há uma certeza, a julgar pelas águas passadas, é que vai tudo continuar quase na mesma.
Quase, porque neste aspecto, em Portugal as coisas estão a precipitar-se. É temporário, mas vale apenas aproveitar enquanto dura. Por um lado, o aperto da austeridade e a obrigação de fazer algumas reformas estruturais para troika ver, estão a aumentar a eficácia da luta contra algumas das conjuras que existem para apropriação particular dos bens e interesses do estado. Por outro lado, os resultados judiciais são ainda objecto de ridículo.
Com este novo destapar dos bastidores, aparecem os resultados das conivências e as cenas de ciúmes, para lembrar como as coisas funcionam realmente. Entre políticos e jornalistas, que se tratam por tu nos debates televisivos e obviamente trocam confidências de travesseiro. Entre as facções económicas e as suas guerras familiares. Entre partidos políticos que põem as suas ambições e devaneios ideológicos, acima dos interesses do país.
Estes incidentes começam pequenos mas nunca se sabe onde vão parar. Podem descarrilar o pouco de bom que está a ser feito e com isso arrastar todo o país no mesmo descalabro.
JSR

No comments:

Post a Comment