Thursday, June 27, 2013

166 - A Náusea

Dia de greve geral
Está bom tempo e devia ter ido toda a gente para a praia (“grève” significa areia, cascalho, na origem da expressão estão os trabalhadores de Paris que se juntavam no cascalho duma das margens do Sena, esperando que os viessem contratar para descarregar os barcos).
Ir à praia até nem foi má ideia, as praias estavam cheias. Mas há sempre quem tente estragar a festa, o que é uma pena, pois os tempos estão difíceis e é preciso aproveitar todos os pequenos prazeres. Logo quando há um belo dia para ir à praia, não há transportes públicos.
Como de costume, são os funcionários das empresas públicas que vão de folga, sobretudo os dos transportes que paralisam o país. Pouco lhes importa a liberdade dos trabalhadores de poderem fazer greve ou não, dependendo dos seus interesses e da sua consciência. Ficam todos reféns. Isto nem chega a ser a ditadura do proletariado, é a chantagem dos pendurados nas mamas do estado.
Ninguém foi a lado nenhum
Aqueles que não puderam ir à praia, também não apareceram nas manifestações, não há pequenas vinganças. As televisões bem tentaram disfarçar, com a falta de ética do costume, mas por pouco não havia mais dirigentes de palanquim a falar do sucesso excepcional da greve, do que participantes nas concentrações. As declarações falsas são uma praga para a democracia, porque fazem falta sindicatos credíveis para negociar com realismo e enquadrar os perturbadores.
As declarações económicas dos sindicalistas também não resistem à avaliação duma dona de casa: primeiro gasta-se em tudo o que for necessário e depois é que se fazem as contas (ouvido na TV). Como é que se define o necessário? Quando o bolso da dona de casa estiver vazio e mais ninguém lhe vender fiado, terá que ir falar com estes sindicalistas, não acham?
Sem ironias, o país sofre de graves crises, combinando austeridade, recessão, desemprego e confusão política. É natural que quem se sinta injustiçado se manifeste, proteste contra a situação, queira trabalho e melhores condições de vida. Mas já não é natural que o faça sem pensar onde estão os seus verdadeiros interesses e a sobrevivência do país. Não é natural que, apesar dos progressos da educação e da liberdade de informação, ainda haja tanta gente a acreditar nos lobos disfarçados com peles de cordeiro, que acabam por os devorar, como sempre, porque a credulidade é atávica.
Os caminhantes sem destino
Por favor, que alguém explique a razão desta greve, acerca da qual o cura da CGTP disse já saber que o governo a ia ignorar e o funcionário do BES disse que a UGT só queria quebrar o jejum das marchas com os amigos. Não estará a fazer muita falta a antiga Feira Popular?
Os sindicatos são dominados pelos comunistas e seus companheiros de marcha. O que lhes interessa é defender os direitos adquiridos por uns poucos empregados, privilegiados e sindicalizados, deixando todos os trabalhadores, sobretudo os do privado, ficarem reféns de interesses que não são os seus.
A ambição de escapar ao trabalho e obter um emprego para viver pendurado no Estado ou duma empresa, vem de longe. Os “partidos dos trabalhadores” querem que Estado e empresas forneçam cada vez mais empregos, melhores salários, melhores serviços sociais. Não interessa que o Estado ou as empresas estejam falidos, esse não é o problema deles.  
O paraíso dos trabalhadores
Vale a pena analisar um pouco os objectivos desses pretendidos defensores dos trabalhadores e verdadeiros funcionários de empregos vitalícios e direitos adquiridos. Quando o paraíso dos trabalhadores comunistas foi alcançado, o que aconteceu?
A grande União Soviética implodiu, apesar das suas enormes riquezas energéticas, minerais e humanas, o que lhe permitiu algumas proezas pontuais na ciência, no armamento e na indústria. Desmoronou-se, porque a ideologia do partido único e a opressão da polícia secreta, não podem substituir a competência política, económica, técnica e administrativa, nas diversas actividades do Estado. A queda foi seguida pela apropriação de todos os recursos e de todas as empresas rentáveis, por parte de oligarcas vindos do KGB, que formaram uma associação mafiosa que pôs a Rússia e outras repúblicas a saque. Na China os “princelings”, descendentes dos companheiros de Mao, arregimentaram a população ao seu serviço e para enriquecimento próprio, num sistema de capitalismo selvagem. Na Coreia do Norte, a paranóia deu num regime militar, brutal, hereditário e ridículo. É isso que os comunistas querem para Portugal?
Vamos lá recapitular:
O país faliu, ninguém lhe queria emprestar nem mais um tostão furado. Precisou de pedir ajuda financeira externa, elegeu um novo governo para pôr a casa em ordem, uns quantos peregrinos aceitaram lugares no governo para lutar contra os interesses instalados, os direitos adquiridos, o despesismo e a corrupção generalizada. E o que aconteceu? Aqui d’el rei que as coisas estão a mudar. Protestos, manifestações, greves. Nas finanças há um contabilista a fazer contas e a dizer que não há dinheiro para continuar a viver como se não houvesse amanhã. É preciso fazer economias, quase todos concordam, mas só naquilo que não causa transtorno a cada um dos protestantes. Os outros que paguem. Quais outros? Os ricos, os que têm salários ou reformas “milionárias” (em escudos...), que já pagam impostos extorsionários, porque os verdadeiros ricos há muito que se puseram a salvo. Há sempre uns bodes expiatórios apanhados com a boca na botija a dar maus exemplos que devem ser reprimidos, mas sem importância estatística. Se não há ricos e malandros suficientes no país, então devem pagar os países ricos da Europa. Porquê? Não estão já pagar o suficiente? E quem os pode obrigar? Há sempre quem venha dizer “muito claramente” que não sabe, não quer saber e detesta quem sabe. Querem apenas trocar de lugar com os que estão no poleiro, para depois fazerem o mesmo ou pior.
Emprego ou trabalho?
As palavras que se usam são sempre reveladoras do que se pensa e daquilo em que se acredita. Vejam-se os países onde se usa a palavra “emprego” (ou equivalente em cada idioma), em vez da palavra “trabalho”. São os que estão em dificuldades. Coincidências ou não?
Em Portugal não se procura trabalho, procura-se emprego, de preferência no Estado, e mesmo no privado com progressão por antiguidade em vez de avaliação de qualidade e garantias contra o despedimento por incompetência. Falta de emprego, desemprego jovem, estatísticas do desemprego. Por pouco a International Labour Organization não foi traduzida como Organização Mundial (das cunhas e) do Emprego...
A Náusea
Nos anos 60 do século passado, quando Jean-Paul Sartre ganhou (e recusou) o prémio Nobel, não havia em Portugal gato nem cão com pretensões intelectuais que não carregasse “La Nausée” debaixo do braço. Éramos todos existencialistas e, mesmo que achássemos que toda aquela procura palavrosa da consciência era uma seca, considerávamos que isso se devia à nossa ignorância. Com o tempo e a experiência perde-se a insegurança e podemos confessar  que Sartre e os existencialistas foram importantes na evolução do pensamento do seu tempo, mas lá por isso não deixaram de ser uns filósofos chatos e complicados.
A política portuguesa está assim. Poucos querem efectivamente resolver os verdadeiros problemas do país, mas procuram apenas ganhar popularidade dizendo ou escrevendo coisas que pensam que a maioria quer ouvir.
De vez em quando é preciso questionar as ideias feitas, porque a irracionalidade das multidões é bem conhecida na história e bem estudada pela psiquiatria. Os xamãs, os sacerdotes, os caudilhos, os ditadores, os grandes comunicadores, conseguem demasiadas vezes transformar grupos de pessoas individualmente sensatas em massas acéfalas, capazes de todos os crimes e de todos os comportamentos auto-destrutivos. 
Cuidado com os desejos que repetem sem parar os recalcitrantes. Imaginem que se realizam.

JSR 

56 comments:

  1. This blog is actually in other language but as it has a good image selection by which it is easy to see that it explains about the picnic enjoyed in beach, great one!

    ReplyDelete
  2. This content is written very well. Your use of formatting when making your points makes your observations very clear and easy to understand. Thank you.

    ReplyDelete
  3. Nice! thank you so much! Thank you for sharing. Your blog posts are more interesting and informative. I think there are many people like and visit it regularly, including me.

    ReplyDelete
  4. This particular post is really very interesting. It has a really great peace of Data,
    I enjoyed very well with this particular blog it has very useful information
    I like to much the style of this Article
    thats really nice and informative article.Thank You.

    hey,look, i found something very interesting article

    about garden tools and tips,
    Best Gas Grill Under 200
    Best Gas Grill Under 500
    Gas Lawn Edger
    Best Chaninsaw Under 200
    Best Inflatable Water Slides
    Deepest Inflatable Pool
    Best Fertilizer Spreader
    Cheap Snow Blowers

    ReplyDelete
  5. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  6. Our bureau is the only area known to provide friendly and esthetical girlfriend (escort service in jaipur) and companion which you can't deny in dreamy state. It is because of the services of the sexy babes are extremely warmth, esthetical and perfect in each and every sense. The instant can always be memorable and lingering. It may be so good a grin will flash on mind memory the experience. They are largely of college going pupils of hi society WHO enjoys to serve them beforehand of fellows.

    call girl in jaipur

    ReplyDelete
  7. The Government of India launched the Skill India campaign on 15th of July, 2015. This program comes under the direction of Ministry of Skill Development and Entrepreneurship. Skill India plan was introduced by the government to promote the skill development of the youth of the Indian economy especially the ones coming from the rural sector. This program is working on the certification and employment of the youth of India. The purpose is the creation of skill in youth to strengthen the infrastructure in order to support entrepreneurship development and skill development in the economy through Apprenticeship training programmes.
    electrical apprenticeship vacancies

    ReplyDelete
  8. Los Liquidos bietet alles was das Dampfer Herz begehrt. Hier bekommt man E-Liquid sowie E-Zigaretten zu grandiosen Preisen

    Günstige dampf sets

    ReplyDelete
  9. So whenever you are feeling low and lonely on your lifetime we're here To supply one of the greatest Independent Escorts agency in Jaipur and will cause you to feel fresh and create things depending on your way. At this time period only be here and we'd be thankful and also make things depend for you. We a few naughty, sexy and higher profile escorts agency who'll like to meet and constantly desires to be hand whom it is possible to hold and forgot all of your anxiety and problems in life and attempt to resolve all your problems. The one thing you need to do would be to phone us and tell us exactly what sort of woman you're seeking and we understand that the woman whom you're will make you meet and enable you to receive relief and provide you with woman for your incall and outcall calls too.


    escort service in jaipur
    Call girl in jaipur

    Call girl in jaipur

    ReplyDelete
  10. I wanted to thank you for this excellent read!! I definitely loved every little bit of it. I have you bookmarked your site to check out the new stuff you post.

    cheeky one piece swimwear

    ReplyDelete
  11. I think this is an informative post and it is very useful and knowledgeable. therefore. I would like to thank you for the efforts you have made in writing this article.

    New York SEO

    ReplyDelete
  12. Vaow88 top là trang đối tác của W88, nhà cái uy tín số 1 tại Việt Nam Đánh giá W88 casino online, thể thao, bóng đá Link vào, cách vào đăng ký mới nhất...!

    dang ky w88

    ReplyDelete
  13. Aloha! Welcome to Oahu Boat Cruises, your boating destination based out of Honolulu, Hawaii. Come experience a variety of boating events with us, from our famous ocean dance cruise to snorkeling with the sea the sea turtles, we have a variety of vessels to plan your perfect boating adventure.

    dive shop

    ReplyDelete
  14. Amazing knowledge and I like to share this kind of information with my friends and hope they like it they why I do...!

    Kirkland garage doors

    ReplyDelete
  15. Greatly instructive post! There is a lot of information here that can enable any business to start with a productive casual correspondence battle...!

    Tacoma garage door

    ReplyDelete
  16. I wanted to thank you for this great read!! I definitely enjoying every little bit of it I have you bookmarked to check out new stuff you post...!

    Denver garage door

    ReplyDelete
  17. I think this is an informative post and it is very useful and knowledgeable. therefore, I would like to thank you for the efforts you have made in writing this article...!

    criminal defense lawyer Fairfax

    ReplyDelete
  18. Just saying thanks will not just be sufficient, for the fantasti c lucidity in your writing,.

    Los Angeles photo booth

    ReplyDelete
  19. Thank you very much for this valuable contribution and informative,.

    locksmith Seattle WA

    ReplyDelete
  20. The best article I came across a number of years, write something about it on this page,.

    garage door repair Cypress TX

    ReplyDelete
  21. sorry to say that i can't understand what you wrote over there.

    ReplyDelete
  22. Hjemmeside om den bedste hundeseng i verden

    hunde kurv

    ReplyDelete
  23. Much thanks to you for peopling get the data they require. Extraordinary stuff not surprisingly. Keep up the colossal work.,

    Seattle SEO company

    ReplyDelete
  24. Thank you very much for this valuable contribution and informative,.

    locksmith Salt Lake City Utah

    ReplyDelete
  25. The best article I came across a number of years, write something about it on this page,.

    Lynnwood WA locksmith

    ReplyDelete
  26. This is really a nice and informative, containing all information and also has a great impact on the new technology. Thanks for sharing it,.,

    Kent WA locksmith

    ReplyDelete
  27. Thank you very much for this valuable contribution and informative,.,

    Olympia criminal defense lawyer

    ReplyDelete
  28. I wanted to thank you for this excellent read!! I definitely loved every little bit of it. I have you bookmarked your site to check out the new stuff you post,.,

    Burien WA locksmith

    ReplyDelete
  29. This is really a nice and informative, containing all information and also has a great impact on the new technology. Thanks for sharing it,.,

    locksmith Kirkland WA

    ReplyDelete
  30. Thank you very much for this valuable contribution and informative,.,

    locksmith Tacoma WA

    ReplyDelete
  31. I wanted to thank you for this excellent read!! I definitely loved every little bit of it. I have you bookmarked your site to check out the new stuff you post,.,

    Puyallup locksmith

    ReplyDelete
  32. Thanks for the post and great tips..even I also think that hard work is the most important aspect of getting success.

    locksmith Issaquah WA

    ReplyDelete
  33. So luck to come across your excellent blog. Your blog brings me a great deal of fun... Good luck with the site.,

    Everett WA locksmith

    ReplyDelete
  34. Thanks for the nice blog. It was very useful for me. I m happy I found this blog. Thank you for sharing with us,I too always learn something new from your post.,

    Ogden UT locksmith

    ReplyDelete
  35. Very nice blog and articles I am really very happy to visit your blog. Now I am found which I actually want.Thank you and waiting for your new post.,

    Renton WA locksmith

    ReplyDelete
  36. I have bookmarked your blog, the articles are way better than other similar blogs, thanks for a great share,!

    Sandy Utah locksmith

    ReplyDelete
  37. What a wonderful post you have written, all tips are really actionable and I will also try this.

    Layton UT locksmith

    ReplyDelete
  38. Thanks for the nice blog. It was very useful for me. I m happy I found this blog. Thank you for sharing with us,I too always learn something new from your post.,

    locksmith Murray

    ReplyDelete
  39. Very nice blog and articles I am really very happy to visit your blog. Now I am found which I actually want.Thank you and waiting for your new post.,

    Orem Utah locksmith

    ReplyDelete