Tuesday, August 28, 2012

120 - A Saída da Crise

Os media estão cheios de especulações sobre a vinda da troika numa altura em que se tornou claro que Portugal não vai atingir a meta dos 4.5%  de défice no fim deste ano sem medidas adicionais de aumento da receita ou corte na despesa. E então? Much ado about nothing, como na peça de Shakespeare.
A incapacidade de se concentrar sobre o essencial e sair disparado em tangentes irreflectidas não é só uma característica dos fazedores de histórias da “comunicação social” portuguesa, acontece por todo o lado onde é preciso alimentar uma opinião pública ansiosa e largamente crédula.
Por exemplo, muitas notícias dos dois lados do Atlântico, fazem-me lembrar a seguinte história:

“O Dólar perdido:
Três estudantes viajavam durante as férias, chegaram a Nova York e alugaram um quarto num hostel, onde o gerente lhes pediu 30 dólares adiantados por noite. Eles pagaram 10 dólares cada um e foram para o quarto.
Passado um bocado, um empregado bateu-lhes à porta e disse que o gerente tinha decidido fazer-lhes um desconto e estendeu-lhes 5 dólares. Os estudantes olharam uns para os outros e disseram que, cinco dólares não sendo divisível por três, eles ficavam com um dólar cada um e lhe davam os outros dois dólares de gorjeta. O empregado agradeceu e foi-se embora.
Passado um pouco, um dos estudantes disse aos outros: Há aqui qualquer coisa que não bate certo. Nós tínhamos dado cada um 10 dólares pelo quarto. Recebemos 1 dólar de volta, portanto pagámos efectivamente 9 dólares cada um, ou seja um total de 3x9=27 dólares. Demos 2 dólares ao empregado, o que faz 29 dólares. Se o quarto custava 30, quem é que ficou com o dólar que falta?”

Quando num país se encontra pelo menos 15% da população que responde correctamente a esta pergunta, isso significa que sabe separar o trigo do joio na avalanche informativa e também nas decisões essenciais da sua vida. Significa também que esse país superará rapidamente qualquer crise que tenha que enfrentar. 15% é a percentagem mínima da população necessária para dinamizar a educação, a economia, as profissões, a política e as funções do estado, necessários ao bom funcionamento duma democracia.
Como amostra, gostaria que me enviassem as vossas respostas até ao próximo Domingo. A quem participar prometo enviar a resposta correcta e a percentagem de certos/errados.
Então? Nada de timidez.

JSR

3 comments:

  1. Aqui fica a minha tentativa.
    3 amigos pagam 10 dólares cada. Assim,
    3*10 = 30
    Como o gerente devolveu 5 dólares, temos que:
    30 - 5 = 25, sendo 25 dólares o custo real do quarto.
    O empregado fica com 2 dólares, pelo que temos:
    25 + 2 = 27.
    Assim, o custo total da estadia por noite é de 27 dólares. Não há razão para adicionar os 2 dólares do empregado porque estes já estão incluídos nos 27 dólares. Como cada amigo ficou com 1 dólar, 3*1 = 3
    27 + 3 = 30.



    ReplyDelete
  2. Sergio Pereira Leite
    August 28
    Resposta a sua pergunta: O importante é que no final das contas, o dono do quarto recebeu $25 e o empregado $2, ou seja, foi recebido um total de $27. Por outro lado os 3 amigos pagaram $9 cada um, o que também soma $27 e foram todos felizes para casa, não tendo faltado ou sobrado nenhum centavo nesta história.

    ReplyDelete
  3. Parabéns, duas respostas correctas. Sem nenhuma surpresa, vindas duma Doutoranda em Informática e dum Doutor em Economia, disciplinas onde não é permitido deixar-se influenciar pelo jogo de espelhos duma narrativa tendenciosa.

    ReplyDelete