Tuesday, January 29, 2013

144 - A Rã e o Boi (La Grenouille et le Boeuf)

Uma das fábulas de La Fontaine conta a história duma rã que, por ambição, queria parecer tão grande como um boi. Esta fábula aplica-se ao Icesave (departamento online do Landsbanki) da Islândia.
Tal como na fábula, a rã (Icesave) engoliu demasiada água (depósitos do estrangeiro, sobretudo do Reino Unido e da Holanda), até que rebentou. De acordo com a directiva europeia que garante compensação a cada depositante em caso de falência bancária, a Islândia devia pagar um total que representa cerca de 20% do seu PIB. Em 2008 a Islândia recusou-se a reembolsar os depositantes. O governo foi demitido e o Presidente convocou uma consulta popular.
Para um pequeno país constituído por um rochedo vulcânico no meio do Atlântico onde se instalaram em tempos uns quantos pescadores vikings (que são agora tantos como a população dum pequeno distrito português), foi preciso coragem e determinação.
A Islândia acaba de ganhar um processo que o Reino Unido e a Holanda lhe puseram junto do tribunal da EFTA (European Free Trade Association) no Luxemburgo. Porque, achou o tribunal entre outras coisas, as leis aceites pela Islândia para ser membro da EFTA não previam uma crise financeira sistémica tão severa como a que afectou o país.
Como a Islândia não é o único caso nesta situação, a decisão do Tribunal levanta a questão da credibilidade das garantias dos depósitos bancários nos países da EFTA, em tempos de crises sistémicas. Quem vai querer voltar a arriscar?
Mas esta rebelião pode também custar caro no futuro. A Islândia é membro da EFTA, mas não é membro da União Europeia. Se algum dia quiser ser membro do clube, o Reino Unido e a Holanda certificar-se-ão de que a conta estará à espera.
“Le monde est plein de gens qui ne sont pas plus sages” (que la grenouille), selon  Jean de La Fontaine.
JSR

No comments:

Post a Comment